sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Doutor Estranho é o Melhor Filme da Marvel e Merece Concorrer ao Oscar.


Doutor Estranho é o melhor filme da Marvel e pode até render um Oscar para o estúdio no quesito efeitos especiais, mas verdade seja dita, é somente mais do mesmo.


Vamos com calma, ser o melhor filme da Marvel não significa ser uma obra-prima do cinema. Já sabemos qual é a fórmula secreta deles: super-heróis, roteiro coeso, atores marcantes, piadas e efeitos visuais de primeira linha. Encontramos tudo isso em Doutor Estranho, só que melhor do que veio antes.

Stephen Vincent Strange, o Dr. Estranho é um personagem que foge bastante do senso comum dentro da Marvel., um neuro cirurgião arrogante que após perder os movimentos das mãos devido a um acidente de carro, gasta toda sua fortuna buscando a cura e não consegue. Acaba descobrindo que um mestre ancião no Himalaia poderia ajudá-lo e assim começa a jornada do nosso herói.

O que diferencia o personagem é o lado místico da história, Dr. Estranho não adquiriu os seus poderes devido a um acidente, não nasceu com genes mutantes ou construiu uma armadura. Ele teve que sair do seu mundo, alterar todas as suas crenças e se entregar a uma nova realidade, ou melhor, múltiplas realidades.

Temos aqui, uma das primeiras falhas do filme, o tema é extenso, denso e merece seriedade e tempo, mas estamos falando da Marvel e não é isso que eles propõem. Embora o filme seja mais adulto e com melhor roteiro que outros do estúdio, não vemos nada demais aqui. Somente a clássica jornada do herói sem que as premissas sejam aprofundadas. Não sentimos o peso dos problemas de um médico que vê a carreira destruída e junto com ela, toda a sua visão de mundo. Mas ao que se propõem contar, o roteiro é bem-feito e coeso.

Outro grande acerto do filme foi a escolha do ator Benedict Cumberbatch para o papel principal. Quem assistiu a série Sherlok da BBC, sabe muito bem que ele tem o dom de dar vida a personagens arrogantes, prepotentes, mas que sempre nos cativam de algum modo. A atuação brilhante nos prende e dá vida ao Dr. Estranho respeitando a HQ de forma primorosa. Os trejeitos, maneirismos e até mesmo as posições das mãos são impecáveis. Temos que elogiar o figurino também, estava perfeito.

Mais um acerto é a atriz Tilda Swinton (Katehrine Mathilda Swinton) que sempre me prendia a atenção com os detalhes. Ao interpretar a Grande Anciã ela conseguiu ser rígida, disciplinada, graciosa e realista. O filme é uma psicodelia lisérgica com a realidade se dobrando segundo a vontade
dos magos e a expressão facial da atora torna tudo muito crível. Os movimentos são perfeitos, como se fossem treinados por séculos e nos mostra como as magias que ela usa não estão no nível de qualquer um.

Mads Mikkelsen é um acerto e erro ao mesmo tempo. O ator é excelente e interpretou muito bem tudo o que lhe foi pedido, quem assistiu Hannibal (a série) sabe como o ator é excelente e pode dar vida a um vilão sofisticado e intrigante. No entanto, estamos falando da Marvel e nenhum dos vilões são bem trabalhados nos filmes deles. Ter um ator tão bom faz com que queiramos mais dos vilões, sentimos a necessidade de tempo de tela para eles.

O mais incômodo no filme são as piadas. Eu gosto de rir, sou da zoeira, mas a Marvel exagera e utiliza do alívio cômico em momentos inoportunos. Todas as cenas do filme foram bem-feitas, na hora do drama, sentimos a coisa, não é um filme triste, não pretende ser, traz a dramaticidade necessária para uma obra que almeja a atingir todos os públicos, mas traz piada em hora inadequada e estraga o tom das cenas que não deveriam nos fazer rir.

A cereja do bolo, o que fez o filme se tornar o meu predileto do universo Marvel foram os efeitos especiais. Stephane Ceretti é o responsável por esta parte e tem grandes chances de concorrer ao Oscar segundo especialistas. As magias do filme são capazes de moldar a nossa realidade e os efeitos ficaram perfeitos. Eu mesmo não gosto de 3D e acho que a imersão foi ainda maior com esse recurso e recomendo que vejam desta forma, se possível.

Além das viagens alucinógenas que parte das cenas coloridas causam, temos o cenário sendo usado como parte das lutas, muito bem coreografadas por sinal. Os magos fazem com que o mundo se desdobre como precisam e moldam ou subvertem as leis das físicas da forma que melhor lhes convém. Tudo isso é materializado no filme pelos efeitos visuais perfeitos.


Dr. Estranho é um ótimo filme, na minha opinião, o melhor da Marvel, mas usou a mesma fórmula de sempre, ainda que tenha um tom menos cômico e visual não tão colorido como outras obras do estúdio, não chega a revolucionar a franquia como muitos acreditavam.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário