quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Precisamos Falar de Spoilers




Spoiler: palavra em inglês, originada do sânscrito que significa “filho da puta que contou o final do filme”.


Fiquei muito tentado a escrever esse texto no início da semana quando o mundo parou para descobrir quem o Negan teria matado em “The Walking Dead”. Muita gente contou o ocorrido por aí. Teve twitter acompanhando em tempo real, fotos em grupos de whats e, até mesmo, gravações de celular pipocando para todo o lado.
Acabei não tendo tempo para o post, a semana foi bem corrida com revisões e serviço acumulado. Confesso que parei de assistir “The Walking Dead” e não creio que isso venha ao caso, pois spoiler é sacanagem e desnecessário.
Sou um amante de obras de suspense e adoro ser surpreendido pelos autores, sendo assim, tenho que admitir que perder essa sensação por causa de alguém contando a cena é uma puta falta de sacanagem, não é mesmo?
Fico me perguntando o que leva uma pessoa a fazer essas coisas. Será que é pura maldade, ou teria um viés mais profundo como necessidade de afirmar o ego? Ser o primeiro a ter algo se tornou motivo de status. Tem quem pague uma fortuna para ser um dos primeiros a conseguir um lançamento. Esfregar na cara da sociedade faz parte do pacote.
O povo fica querendo se mostrar superior por conseguir assistir ao filme ou episódio antes dos demais, mas não adianta só assistir e dar um check-in, por exemplo, precisa contar o que viu e atrapalhar a experiência dos colegas.
Devemos levar em conta, também, que alguns podem estar animados demais e querem falar sobre um episódio ou filme assim que viu uma cena surpreendente. Só que podemos usar chat e mensagens diretas para falar com alguém que sabemos que também já assistiu, não precisamos postar um spoiler deliberado para chamar a atenção.

Ainda que não seja sobre uma série que me interessa, abomino e repudio qualquer spoiler, vamos ser civilizados. Aposto que se perguntarmos para a Glorinha Kalil, teremos a confirmação de que spoiler é deselegante e falta de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário