terça-feira, 11 de outubro de 2016

Ouse sair da mesmice - Resenha A boneca Fantasma

Resenha - A boneca piriguete



Para os desavisados, pretendo mesclar postagens de zoeira com postagens sérias, ainda que eu brinque com o título por causa da imagem do livro, tudo o que eu falar depois é sério.



Fernando Nery me agradou e muito com o excelente livro A Boneca Fantasma. Amante de livros, filmes e séries de suspense e terror, fico muito feliz em conhecer um autor nacional com tamanha audácia para escrever um livro assim. Digo isso, pois a obra foge da mesmice, usa de uma mistura entre focos narrativos que me deixou perplexo. Ler parte da história em primeira pessoa e outra parte em terceira me deixou extasiado. Pude me sentir dentro da trama, tentando descobrir quem estava fazendo o quê e por qual motivo. O suspense que essa mecânica trouxe foi primoroso. Não digo que seja errado, mas o uso e a cobrança excessiva por narrativas seguindo a "jornada do herói" chega a me cansar. Parece que existe uma fórmula mágica e primordial que ninguém pode se distanciar, no entanto, obras de suspense sempre fascinam mais quando quebram esse paradigma. A forma com que o autor escala as cenas e aumenta a tensão é primorosa, sem falar que mudar o tipo de narrador, da forma com que ele fez, cria pequenos spoillers da história que nos faz querer ler ainda mais rápido. Já fui influenciado por autores brasileiros como André Vianco, Eduardo Spohr e Leonel Caldela e assumo que A Boneca Fantasma de Fernando Nery influenciará futuras obras minhas.
O fascinante no livro não é só a técnica narrativa e o esqueleto em que o enredo foi montado, mas também a sua história cativante e sensual, mas dela eu falarei pouco, porque qualquer coisa que eu diga aqui pode ser um pequeno spoiller, tamanha é a importância de todos os detalhes criados nas cenas. Tudo o que posso dizer é que o livro é excelente e vale muito à pena a leitura.

5 comentários:

  1. Sua resenha me deixou emocionado. Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muuuiiiiito legal essa resenha!! Adorei mesmo!!

    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Boneca Piriguete?rs
    Odeio essa palavra(piriguete), me traz péssimas lembranças..rs Mas quanto ao livro, parece ser bem interessante!
    Gosto muito do gênero e mesmo que a resenha não tenha "falado" demais sobre o conteúdo do livro, o pouco já deixou curiosidade!
    Beijo

    ResponderExcluir