sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Antologia e Contos

Antologias são livros de contos, crônicas ou poesias que reúnem textos de vários autores em uma só obra. Pode ser com tema livre ou específico (romance, terror, fantasia, etc.).
Trata-se de um excelente formato para se começar no mercado literário. A antologia em si, facilita a sua visibilidade, já que vários autores juntos conseguem divulgar melhor o livro. Caso você escreva um texto de qualidade, conseguirá se destacar e fortalecer o nome no mercado literário.


Ainda não participei de nenhuma, mas tenho colegas autores que participaram e vejo como eles se sentem felizes e orgulhosos do trabalho. Também percebo como livros assim são vendidos com mais facilidade. Não rendem muitos direitos autorais, já que o percentual será rateado entre todos os autores, mas lucro não é o motivo ideal para se participar em antologias, expor o trabalho e conseguir divulgar deve ser a razão de se publicar assim.
Eu recomendo que prestem atenção em quais antologias se deve participar. Publicações na internet ainda não se solidificaram no Brasil, tenho muitos leitores que dizem não gostar de ler desta forma, então, se a ideia é participar de antologia para expor o trabalho, uma que publique somente online não vale a pena.
Tome cuidado com editoras que cobrem para se participar de uma coletânea de contos. Não é errado apoiar a publicação e receber livros em troca, mas veja o valor que cobram e pense se você compraria um livro daquele preço. Ter um conto publicado em livros que não sairão da prateleira, não contribuirá para a divulgação da sua obra.
Em suma, participe de antologias sempre que puder, mas não espere lucrar com elas, o ideal é expor seu trabalho e pense em não levar prejuízo também. Recuperar o investimento gasto com a publicação e ter o livro espalhado na mão de leitores que você nem conhece é uma ótima meta.
Gostaria de falar dos contos também. Uma das formas mais antigas de narrativa e que existe desde a tradição oral. Por serem curtos, facilitam a vida de quem deseja treinar a escrita, permitindo experimentações que se derem errado, não tomam tempo e esforço demais. Para os iniciantes, é uma excelente ferramenta, já que muitos autores têm dificuldade com narrativas longas no início da carreira.
Não subestimem os Contos, obras primorosas já foram escritas nesse formato e chegaram a ser adaptadas para o cinema. Uma história precisa ser bem contata, com início, meio e fim, o tamanho não importa. Uma narrativa curta e emocionante cativa muito mais o leitor do que um romance enfadonho.
Eu confesso que não escrevi tantos contos como deveria, mas venho trabalhando nisso, principalmente para participar de concursos, local onde podemos expor o trabalho e testar nossas ferramentas narrativas. Sem demagogia, em se tratando de concurso de contos, o importante é participar.
Escrita é uma arte e, como tal, exige técnica e prática. Escrever contos é um hábito que eu sempre recomendo e podendo participar de concursos gratuitos é melhor ainda. Por isso a minha dica de hoje é a “Antologia Sombria” da Vivendo de Inventar, agência de treinamento do aclamado escritor André Vianco. Eu assisti ao webnário ontem e recomendo que vocês se inscrevam, assistam ao próximo que ocorrerá no domingo e participem do concurso.
Serão 40 contos escolhidos e publicados pela Editora Empíreo, com evento de lançamento e distribuição do livro. Deixarei o link da postagem no Facebook com todas os passos para seguirem.


Um comentário:

  1. Bom, Stephen King tem ótimos livros de contos. Edgar Allan Poe também só escrevia contos... e tantos e tantos outros mestres da literatura escrevem contos. Geralmente quem diz que não gosta, não leu, ou leu só aqueles chatos da época da escola.

    rsrs

    Bjkss

    ResponderExcluir